25/09/2009

LEITOR COMPETENTE E LEITOR CRÍTICO


LER – Dicionário Houaiss da língua portuguesa (retirado do dicionário eletrônico)

1. percorrer com a vista (texto, sintagma, palavra), interpretando-o por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos escritos (alfabéticos, ideográficos) e os sinais linguísticos próprios de uma língua natural (fonemas, palavras, indicações gramaticais);
2. ter acesso a (texto, obra etc.) através de sistema de escrita, valendo-se de outro sentido que não o da visão;
3. conhecer, através de exame mais ou menos extenso (o conteúdo de um texto, obra etc);
4. dedicar-se, entregar-se à leitura como hábito ou como paixão;
5. interpretar (ideia, conceito mais ou menos complexo ou pensamento de um autor, pensador etc.); compreender;
6. atribuir (significado, sentido ou forma) a (algo que se vê); interpretar;
7. perceber, adivinhar, interpretar (sentimentos, pensamentos não formulados ou ocultos) guiando-se por indícios mais ou menos subjetivos; decifrar o que não se revela facilmente, o que está além do literal;
8. deduzir, guiando-se por indícios objetivos (alguma coisa não explícita, não declarada mas indiretamente constatável); inferir;
9. prever, presumir (algo), formular (hipóteses), a partir de dados objetivos, conjecturar.


Ler bem, ou ser um leitor competente, não é apenas compreender o que está dito, mas compreender também o não dito, as entrelinhas, o implícito no texto.


O leitor crítico é aquele que, diante de qualquer texto, verbal ou não verbal, coloca-se numa postura ativa, de análise, de resposta ao texto lido. Ele não só analisa o texto, mas também os demais elementos da situação de produção: quem fala, para quem fala, em qual contexto e momento histórico, em que meio ou suporte de divulgação, com qual intenção, etc.

O leitor competente é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação... Ler, neste sentido, é assumir uma postura ativa diante do que lemos ou escutamos. Só assim podemos ser leitores competentes e críticos, prontos para o exercício da cidadania, prontos para a vida.


Reflita sobre o assunto entre 10 e 15 linhas.

Um comentário:

  1. Um leitor competente é aquele que sente prazer em ler e nas descobertas que faz com a leitura. Descoberta de um novo mundo e de si mesmo; pois quando o sujeito lê, ele está se conscientizando da história, do mundo, e da sua própria, o que lhe permite questionar seus valores e suas posturas e, assim, construir uma identidade.
    Mas este leitor não pode ser apenas um leitor competente, ele também precisa ser um leitor crítico, ou seja, um leitor que saiba ter discernimento e compreensão sobre aquilo que está lendo, que,construa seu próprio conhecimento, a partir de questionamentos e reflexão., o leitor crítico não se contenta com o que está lendo, não toma aquilo como verdade absoluta, ele critica e compara, tirando suas prórias conclusões sejam de acordo com o que se leu ou contrario ao que se leu.
    O que se deve ressaltar é a importância de se ter uma prática de leitura que prepare leitores capazes de não só participarem da sociedade na qual convivem, mas principalmente de tentarem transformá-la. Para isso, é necessário o papel do professor como mediador nesse processo, que esse educador atente para o caráter social do ato de ler, uma vez que, no momento da leitura, trocam-se valores, crenças, gostos, que não pertencem somente ao leitor, nem ao autor do texto lido, mas a todo um conjunto sociocultural.

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