25/09/2009

VAMOS COMEÇAR!!!!


A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Ler completa o homem.
Sir Francis Bacon (1562-1626)


Livros relidos são livros eternos.
Machado de Assis (1839-1908)

Acho a televisão muito educativa. Toda vez que alguém liga a TV, vou para o outro quarto e leio um livro.
Groucho Marx (1890-1977)

Minha atividade é a de um adequador de linguagens. Num dia estou me comunicando com uma dona de casa, no outro com um caminhoneiro, no outro com um investidor... Quanto mais linguagens eu conhecer, melhor comunicador posso ser. A leitura é fundamental no aprendizado das diversas linguagens. Mais do que fonte de inspiração, ela alimenta e realimenta meu trabalho, fornece a vida que coloco naquilo que faço e devolvo através da mídia.

(Washinton Olivetto)


Sempre li muito. Talvez por isso eu tenha feito faculdade de Letras. E sempre me envolvi com os romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de novo um pedaço que tenha me agradado de forma particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O autor tem umas vinte a trinta páginas para me convencer de que seu livro vai fazer diferença, pois acredito piamente que a leitura faz a diferença. Se não faz, adeus! O livro volta pra estante e vou cuidar de outra coisa. (Marisa Lajolo)

Todos os depoimentos foram extraídos do site: http://www.livrariacultura.com.br/

EXERCÍCIO 1: Há consenso sobre o que é leitura e sobre qual é o papel dela nos depoimentos acima?

EXERCÍCIO 2: O que é leitura para você?

EXERCÍCIO 3: Alguns dos autores dos depoimentos entendem que a leitura amplia o olhar do ser humano, trazendo-lhe experiências reais e/ou imaginárias. Você concorda com esse ponto de vista? Por quê?

EXERCÍCIO 4: Escreva um depoimento sobre o que a leitura tem representado para você.


RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO LINK "COMENTÁRIO" QUE ESTÁ LOGO ABAIXO.





5 comentários:

  1. EXERCÍCIO 1: Há consenso sobre o que é leitura e sobre qual é o papel dela nos depoimentos acima?
    Sim os autores dos pensamentos e depoimentos, mostram claramente que a leitura é algo muito prazeiroso, onde um leitor pode viajar a terras distantes, conhecer muitas pessoas suas característas, suas culturas e as diversidades de pensamentos e ideologias.

    ResponderExcluir
  2. EXERCÍCIO 2: O que é leitura para você?
    A leitura para mim, é algo prazeiroso, ler dois livros por mes era uma prática mantida por mim, porém de uns 4 anos para cá não faço mais e sinto muito falta, os livros foram substituidos por artigos e apostilas de curso extras no trabalho. Quero voltar a prática pois melhorava muito a minha ortografia, meu humor e sonhos, pois buscava ler livros romanticos, com humor, e livros gospel.

    ResponderExcluir
  3. EXERCÍCIO 3: Alguns dos autores dos depoimentos entendem que a leitura amplia o olhar do ser humano, trazendo-lhe experiências reais e/ou imaginárias. Você concorda com esse ponto de vista? Por quê?
    Sim, claro os autores quando escrevem os seus livros buscam através de seus sonhos, criatividades e muitas vezes retratam alguma realidade. Levam o leitor responder certos questionamentos, acrescentam substancialmente seus ideais e desafios.

    ResponderExcluir
  4. Escreva um depoimento sobre o que a leitura tem representado para você.
    A leitura tem acrescentado muito em minha vida pessoal, afetiva, espiritual, profissional. Pois a cada tipo de leitura vou enriquecendo os meus conhecimentois, aprimorando o meu vocabulário. Motivando discursões no meio de um grupo. Em fim a leitura faz parte do meu crescimento pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Pode falar sobre decodificação?

    ResponderExcluir